3 de julho de 2013
CLOS HAUT-PAYRAGUEY – SAUTERNES

Uma visita à região de Sauternes era uma vontade que já se arrastava entre os meus planos há alguma tempo. E um dia este plano se realizou e assim  pude constatar com os meus próprios olhos o quanto esta região é simpática e maravilhosa, além de produzir vinhos excelentes, é claro. Entre as varias opções de visitas que existe na região, tinha em mente algo diferente dos sempre famosos e preferidos Château D’Yquem (Sauternes) e Château Climens (Barsac), mas que fosse também um Premier Cru Classé. Neste pensamento, a escolha foi pelo Clos Haut Parayguey, inclusive indicado pelo próprio Château Climens através da Alexandra Lemahieu, e que é vizinho do Château D’Yquem.

E foi uma ótima indicação!!! Foi pra mim um visita inesquecível. Local charmoso com pessoas muita atenciosas. Sem falar do vinho, que possui sabores e aromas fantásticos. Fui atendido pelo senhor André Praderie, chargé de visites, do local. Este senhor é de uma simpatia indescritível e de um conhecimento impar. Explicou tudo do começo ao fim sem poupar detalhes, inclusive a degustação no final, entre 4 safras diferentes. Todas maravilhosas.

Vinhos elegantes de grande frescor com a mineralizada que é característica da região. Encorpados e bastante intensos tanto nos aromas como nos sabores. Persistentes e longos. A presença de aromas e sabores cítricos é bem identificado nestes vinhos assim como o tradicional final doce na boca. Toques de abricot também são presentes estes vinhos.

 

Uma visita que me trouxe experiências únicas e que valeu a pena cada minuto. Recomendo fortemente a visita ao Clos Haut-Perayguei, se tiverem a oportunidade, bem como a degustação dos vinhos produzidos por eles. Justificam a classificação de Premier Cru Classé de Sauternes.