21 de março de 2015
MIYA RESTAUTANTE

 

image

O Miya continua entre os meus restaurantes preferidos de São Paulo. Aqui mesmo já escrevi outras 2 vezes sobre e nesta minha última  passagem não podia deixar de registrar novamente. Desta vez a opção foi pelo menu degustação, que foi preparado pelo sempre excelente chef Flavio Miyamura sob a demanda da competente sommelier Gabriela Bigarelli, que em posse dos vinhos selecionados montou a harmonização com os pratos. Tudo perfeito! Pratos e harmonização.

O Menu:

Começamos com o Terrine de Foie Gras com Doce de Leite e na sequência Tempurá de Lula com Confit de Tomate e Limão Siciliano. Ambos harmonizados com um Spier Creative Block 2013, Sauvignon Blanc – Sémillon sul africano. Os sabores do doce de leite com o foie são surpreendentemente complementares e este conjunto forma um prato leve. A lula saborosíssima! E pra fechar, o Spier Criative Block harmonizou perfeitamente complementando e valorizando os sabores dos pratos.

Dando continuidade ao menu que já havia começado também, degustamos um Atum com Algas e Maionese de Wassabi e Tortilha e também um Arroz de Pato com Endamame. A combinação do atum estava simplesmente maravilhosa e o arroz de pato muito cremoso. Ambos muito bem preparados pelo chef que mostrou nestes 2 pratos grande técnica. Aliás o Atum foi o ponto alto do menu. Este fusion nipo-mexicano de fato agradou muito. E na harmonização um  Miraval Provence 2012. Um rosé premiado e produzido por gente famosa, mas estes detalhes ficam para um outro post. O Miraval foi um vinho que surpreendeu e trouxe um frescor e sabores na boca que complementou os sabores do atum e quebrou a gordura do pato. Demais!!!

E pra finalizar o menu, Costela de Boi Braseada com Daikon e Batata Doce e Barriga de Porco com Purê de Castanhas Potuguesas. Ambos pratos com carne bastante macia e cheia de sabores. O conjunto da carne com os ingradientes doces nestes pratos formam sabores bem marcantes. Quanto aos vinhos, a costela foi harmonizada com um Bordeaux Claremdelle 2005 e a barriga comum Brunello Di Montalcino Col D’Orcia 2005. Bons vinhos, bons pratos e ótima harmonização.

image

 

Encerrando os “trabalhos”, ainda degustamos uma torta de amêndoas com geleia de morango harmonizado com um Sauternes. Um grande final. Ah! E ainda uma pipoca caramelizada pra acompanhar o chazinho de hortelã.

 

image

 

Ótima experiência e parabéns aos mestres, ao chef Flavio Miyamura e a sommelier Gabriela Bigarelli que construíram este menu com mastreia.